- Assessoria de Comunicação da Diocese de Jales
A Jornada Mundial dos Pobres, instituída pelo Papa Francisco, é celebrada anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum. No Brasil, ela se realiza em forma de Jornada, com uma semana inteira de ações concretas que visam a promoção da dignidade da pessoa humana.
Na 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), que acontece entre os dias 09/11 e 16/11 deste ano, a Igreja nos convida a criar sinais de esperança. Iluminados pelas Sagradas Escrituras, cremos que o Senhor é nossa esperança (cf. Sl 71,5). O Papa Leão XIV, em sua mensagem para esta Jornada afirma que “o convite bíblico à esperança traz consigo o dever de assumir, sem demora, responsabilidades coerentes na história”. Em vista disso, a Cáritas Diocesana de Jales, sugere para esta edição da JMP, os seguintes gestos concretos a serem realizados nos diferentes contextos de nossa Igreja Diocesana, como sinais de esperança.
- Catequese:
A catequese é um contexto fecundo para vivenciar a Jornada Mundial dos Pobres, de forma que crianças e adolescentes se envolvam ativamente na prática da caridade e na ação sociotransformadora da Igreja.
− Realizar um encontro sobre a importância da caridade na forma de trabalho voluntário à luz das Sagradas Escrituras.
− Realizar arrecadação e doação de brinquedos, roupas usadas e materiais escolares, em bom estado, para outras crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
− Realizar visitas a instituições de longa permanência para idosos (“Lar de Pessoas Idosas”), acompanhadas por catequistas ou monitores, para interação e oração.
- Cáritas Paroquiais, Pastorais, Movimentos e Ministros Leigos e Leigas
As Cáritas Paroquiais, pastorais sociais, movimentos e ministros instituídos podem trabalhar, articuladamente, para promover ações concretas nas Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades.
− Difundir em parceria com outros agentes sociedade civil e o poder público, informações que faciliterm acesso aos serviços da Assistência Social (CRAS, CREAS, CAPS, ESFs).
− Difundir a mensagem do Papa Leão XIV para o 9º Dia Mundial dos Pobres e realizar “Rodas de Conversa” sobre essa mensagem, disponível em: https://www.vatican.va/content/leo-xiv/pt/messages/poor/documents/20250613messaggio-giornata-poveri.html
− Realizar momentos de convivência com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com partilha de vivências e desafios da vida cotidiana, com relação à família, ao estudo, ao trabalho, à renda e seus sonhos.
− Promover arrecadação e doação de alimentos e itens de higiene pessoal para entidades filantrópicas.
− Realizar campanhas de valorização e incentivo ao trabalho voluntário, especialmente nas mídias sociais.
− Apoiar o trabalho da Cáritas Diocesana de Jales ao se cadastrar na Nota Fiscal Paulista e vincular a entidade como beneficiária dos créditos fiscais.
- Liturgia
Para a celebração do Dia Mundial dos Pobres, que ocorrerá no dia 16 de novembro, 33º Domingo do Tempo Comum, toda a ambientação deve expressar, com simplicidade, a beleza, a esperança e a fé viva do Povo de Deus. O presbitério permaneça sóbrio, mas digno, destacando o essencial: o altar e a mesa da palavra.
− Utilizar, se possível, a imagem de Santa Dulce dos Pobres ou outra imagem de quem dedicou sua vida aos pobres, juntamente com figuras que expressem a diversidade do Povo de Deus: crianças, adolescentes, jovens, pessoas idosas, mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, migrantes e povos originários.
− Utilizar “cores terrosas” em alusão ao chão da vida, à simplicidade, à esperança e ao tempo litúrgico.
− Favorecer a participação dos agentes das pastorais sociais nesta celebração, oferecendo-lhes oportunidade de breves testemunhos, especialmente no final da celebração, sobre os serviços que essas pastorais realizam junto aos empobrecidos.
A Jornada Mundial dos Pobres, embora ocorra em um momento do ano, deve estimular ações permanentes da Igreja e do conjunto da sociedade, em prol de condições dignas de vida, a todos que se encontram empobrecidos. Testemunhemos autenticamente nossa fé e nossa esperança, mediante fecunda caridade.