- Bruno Gabaldi - Assessor de Comunicação da Diocese de Jales
Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales, chegou em Belém do Pará na última quarta-feira, dia 12 de novembro, para participar da COP30 (Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU)).
O bispo participa da Conferência como representante da Rede Eclesial do Trabalho Organizado (RETO), da qual é coordenador internacional, a convite da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), do Vaticano. Essa Rede Eclesial é associada ao Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM).
Dom Reginaldo está participando em atividades relacionadas, prioritariamente, ao mundo do trabalho, na perspectiva socio-ambiental. Inclusive, ele irá compor o painel coorganizado com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), nesta terça-feira, dia 18 de novembro, das 15h às 17h, no Pavilhão Iberoamerica Viva - Zona Verde, que irá tratar sobre o tema: “Contribuições Nacionais Determinadas (NDCs): Organizando a Esperança. Estamos Fazendo o Suficiente?”
Dom Reginaldo é uma das autoridades que estão representando o noroeste paulista, bem como eleva a importância e a relevância da Diocese de Jales e da nova Arquidiocese de São José do Rio Preto.
PARTICIPAÇÃO
A COP30 irá transcorrer até o dia 21 de novembro, na cidade de Belém, no estado do Pará, contando com a participação de chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes da ONU, cientistas, líderes empresariais, ONGs, ativistas e outros membros da sociedade civil de mais de 190 países.
Inclusive, o Vaticano participa da COP30 com uma delegação de 10 membros guiada pelo cardeal Pietro Parolin (Secretário de Estado da Santa Sé). Ele é a autoridade máxima da Igreja na Conferência, representando o Santo Padre, o Papa Leão XIV. O chefe adjunto da Delegação é o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
As discussões da COP30 estão sendo transmitidas ao vivo por plataformas digitais, canais de televisão parceiros e pela mídia oficial do evento, inclusive pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O público pode acompanhar, também, pelas redes sociais e por canais de comunicação do Governo Federal.