A partir da próxima segunda-feira, dia 19 de janeiro, começa a funcionar em Jales a Central de Atendimento do IPTU 2026, na prefeitura. O espaço foi criado para orientar a população, esclarecer dúvidas e prestar atendimento sobre a atualização do cadastro dos imóveis da cidade.
A atualização foi realizada para corrigir erros antigos no cadastro imobiliário. Em muitos casos, imóveis estavam registrados com padrão diferente do real, o que acabava gerando cobranças incorretas de impostos como IPTU, ITU e ITBI.
Levantamentos da Secretaria Municipal de Fazenda apontaram situações em que casas de padrão médio estavam cadastradas como simples, imóveis de alto padrão apareciam como médio e até construções industriais tinham classificação abaixo do real. Em alguns bairros, a diferença no valor do IPTU podia ultrapassar R$ 800 em apenas um ano.
Também foram encontrados problemas como áreas construídas que não estavam registradas, divergências de metragem e informações incorretas sobre piscinas e telheiros.
A administração municipal informa que não houve aumento de alíquotas, não foram criados novos tributos e não haverá cobrança retroativa. A atualização serve apenas para corrigir o cadastro e fazer com que os dados passem a refletir a realidade dos imóveis.
O atendimento será realizado na prefeitura, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para ser atendido, o morador deve levar RG e CPF, cópia do comunicado recebido, planta aprovada do imóvel, habite-se e laudo técnico assinado por profissional habilitado. Os documentos técnicos e mais informações também podem ser consultados no site oficial do município e na Secretaria Municipal de Fazenda.