Publicidade
IPVA 2026 começa a vencer na segunda-feira e motoristas precisam ficar atentos
Por Jornalismo
Publicado em 09/01/2026 15:51 • Atualizado 09/01/2026 15:51
Geral

O pagamento do IPVA 2026 em São Paulo começa a vencer na próxima segunda-feira, dia 12, e os motoristas precisam ficar atentos ao calendário, que muda de acordo com o final da placa do veículo.

Quem tem placa com final 1 deve pagar até segunda-feira, dia 12. Placa final 2 vence na terça, dia 13; final 3, na quarta, dia 14; final 4, na quinta, dia 15; final 5, na sexta, dia 16; final 6, na segunda, dia 19; final 7, na terça, dia 20; final 8, na quarta, dia 21; final 9, na quinta, dia 22; e final 0, na sexta, dia 23. Esse mesmo calendário vale para quem escolher pagar em fevereiro, mas sem desconto.

Quem pagar o imposto à vista, em parcela única, ainda em janeiro, tem desconto de 3% para veículos usados. Para carros zero quilômetro, também há desconto de 3%, desde que o pagamento seja feito em até cinco dias úteis após a emissão da nota fiscal. Veículos novos também podem ter o imposto parcelado em até cinco vezes, com a primeira parcela vencendo até 30 dias depois da compra.

Também é possível parcelar o IPVA em até cinco vezes, de janeiro a maio. Para isso, o valor total do imposto precisa ser de pelo menos 222 reais e 12 centavos, e cada parcela não pode ser menor que 74 reais e 4 centavos. A quantidade de parcelas depende do valor do imposto, e as datas de vencimento seguem o final da placa.

Para caminhões, o calendário é diferente. O pagamento pode ser feito até o dia 22 de abril, sem desconto. O parcelamento também pode ser em até cinco vezes, com vencimento sempre no dia 20 dos meses definidos, sem levar em conta o final da placa.

Quem estiver com o licenciamento de 2025 em dia pode antecipar o licenciamento de 2026 pagando o IPVA dentro do prazo. A orientação é não atrasar, porque se alguma parcela não for paga, o parcelamento é cancelado, passam a valer juros e multa, e o valor total do imposto precisa ser pago para regularizar a situação.

Comentários