A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, autorizou um novo remédio para pessoas que estão no começo da doença de Alzheimer. O medicamento se chama Leqembi, e a liberação foi publicada no Diário Oficial da União.
O remédio é indicado para pacientes que já apresentam perda leve de memória e outros sinais iniciais da doença. Ele ajuda a diminuir a piora dos sintomas ao longo do tempo.
De acordo com a Anvisa, o medicamento age reduzindo placas no cérebro chamadas beta-amiloides, que estão ligadas ao desenvolvimento do Alzheimer. O remédio é aplicado na veia, em forma de soro.
A eficácia do Leqembi foi testada em um estudo com quase 1.800 pessoas que estavam no início da doença. Parte dos pacientes recebeu o remédio e outra parte recebeu um placebo, que é uma substância sem efeito.
Após 18 meses, os pacientes que usaram o medicamento tiveram uma evolução mais lenta da doença em comparação com quem não usou o remédio. Isso significa que os sintomas pioraram mais devagar nos pacientes que receberam o Leqembi.
*com informações de Agência Brasil