O SUS vai começar a aplicar a nova vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, em três cidades do Brasil. A vacinação começa em 17 de janeiro em Maranguape, no Ceará, e em Nova Lima, em Minas Gerais. Em Botucatu, no interior de São Paulo, a vacinação começa no dia 18 de janeiro.
A vacina é de dose única e será aplicada em pessoas de 15 a 59 anos. A ideia é vacinar pelo menos metade da população dessas cidades para avaliar os resultados.
Segundo o Ministério da Saúde, essa primeira fase vai usar parte das 1,3 milhão de doses já produzidas pelo Instituto Butantan. Profissionais das unidades básicas de saúde também vão receber a vacina.
Com o aumento da produção, a vacinação deve ser ampliada aos poucos para outras cidades e estados do país. A previsão é começar pelos mais velhos, com 59 anos, e depois incluir as outras idades até chegar aos 15 anos, conforme tiver mais doses disponíveis.
Hoje, o SUS já oferece outra vacina contra a dengue, em duas doses, para adolescentes de 10 a 14 anos.
Vacina ajuda a reduzir casos graves da dengue
De acordo com estudos do Instituto Butantan, a vacina ajuda a diminuir a quantidade do vírus no corpo das pessoas que mesmo assim pegam dengue, o que reduz o risco de casos graves.
A pesquisa analisou mais de 300 pessoas em vários estados do Brasil e mostrou que quem foi vacinado teve menos vírus no organismo do que quem não tomou a vacina.
A vacina foi aprovada pela Anvisa depois de cinco anos de estudos com cerca de 16 mil voluntários. Nos testes, ela teve quase 75% de eficácia geral e mais de 90% de proteção contra casos graves de dengue.
Se quiser, posso adaptar para leitura no rádio ou para postagem em redes sociais.
*com informações de Agência Brasil