Mais de 100 produtores rurais, de 15 municípios da região, participaram nesta quinta-feira, dia 20, da 3ª edição do Encontro de Produtores Rurais de Jales, realizado na Escola Vocacional. O evento, promovido pelo Sebrae em parceria com o Sindicato Rural de Jales, Senar, Prefeitura e Associação Comercial, contou com palestras sobre temas como endividamento rural e exportação de frutas.
“Para nós, do Sindicato e do Senar, é sempre um prazer reunir os produtores para trazer informações e inovação. Nosso objetivo é levar conhecimento ao produtor”, destacou Lidiane Serra, coordenadora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na região de Jales.
Um dos temas abordados durante o evento foi a exportação de frutas, um assunto ainda pouco explorado pelos produtores da região. A produtora de uvas de Palmeira d’Oeste, Elenita Bocalon Pires, saiu do evento com uma nova perspectiva sobre o tema.
“Por sermos pequenos produtores, a gente acha que essas empresas não vão querer comprar da gente. Aí eles vêm e mostram que podemos, que somos capazes também”, contou a produtora.
O casal Emerson Paulo Martins e Luciana Silva Gomes Martins, produtores de leite no Córrego Comprido, em Urânia, também aprovou a experiência.
“Sempre tem alguma coisa que a gente está deixando passar, e aqui somos orientados. É muito importante”, disse Emerson.
Durante o evento, produtores rurais das regiões de Palmeira d’Oeste e Fernandópolis fizeram exposições dos produtos cultivados em suas propriedades e participaram de capacitações promovidas por uma unidade móvel sobre o processamento de produtos agrícolas.
“O agronegócio também faz parte da atuação do Sebrae, mas nunca trabalhamos sozinhos. Temos essa forte parceria com o Sindicato Rural, casas da agricultura, e atuamos fortemente no setor. O agronegócio é muito presente em Jales, e muitos produtores precisam desse apoio na gestão e no planejamento”, explicou Eliana Germano, gestora de projetos de agronegócio do Sebrae na região. Ela reforçou ainda que a instituição está sempre de portas abertas para os produtores rurais.