Publicidade
Falta de medicamentos de alto custo atinge pacientes da região de Jales
Por Jornalismo
Publicado em 18/12/2025 16:40 • Atualizado 18/12/2025 16:40
Geral
  • Rafael Honorato

 

Dezenas de medicamentos de alto custo estão em falta em cidades da região. Os remédios são enviados pelo Governo do Estado aos municípios. Só em Jales, mais de dois mil pacientes retiram esses medicamentos mensalmente.

A reportagem do Jornal do Povo apurou que a situação se agravou há cerca de três meses, quando uma grande quantidade de medicamentos passou a faltar no centro de distribuição de Votuporanga. 

Atualmente, cerca de 90 medicamentos estão em falta. Entre eles, remédios usados no tratamento de doenças como Alzheimer, esclerose múltipla, doenças pulmonares e também por pacientes que passaram por transplantes. Alguns desses medicamentos podem custar mais de R$ 10 mil.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para entender o motivo do atraso. Em nota, a Secretaria informou que os medicamentos estão em fase de distribuição e que a Farmácia de Medicamentos Especializados de Votuporanga deverá estar abastecida nesta sexta-feira, dia 19. É a partir dessa unidade que os remédios são distribuídos para as prefeituras da região.

A Secretaria Estadual de Saúde não explicou o motivo do atraso na entrega dos medicamentos.

A orientação aos pacientes que dependem desses remédios é que continuem entrando em contato com as farmácias municipais para verificar a disponibilidade.

Segue a nota na íntegra enviada pela Secretaria Estadual de Saúde:
“A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) do Estado de São Paulo lamenta o ocorrido e informa que os itens estão em processo de distribuição, e que a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) de Votuporanga estará abastecida nesta sexta-feira (19). Os pacientes serão informados sobre a disponibilidade dos medicamentos para retirada.”

Comentários