Publicidade
Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira
Por Jornalismo
Publicado em 26/01/2026 08:18 • Atualizado 26/01/2026 08:18
Geral
Foto: Ana Marin/g1

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos, o Prouni, começam nesta segunda-feira, dia 26, e vão até às 11h59 da noite do dia 29 de janeiro. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, no site acessounico.mec.gov.br/prouni, usando CPF e senha do gov.br.

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares. As bolsas podem ser de 100%, quando o aluno não paga nada, ou de 50%, quando paga apenas metade da mensalidade.

Pode se inscrever quem fez o Enem em 2024 ou 2025, tirou média de pelo menos 450 pontos nas provas e não zerou a redação.

Além disso, o candidato precisa ter estudado em escola pública ou em escola particular com bolsa, ou então ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública, no caso dos cursos de licenciatura.

Durante a inscrição, o estudante escolhe até dois cursos, informando a faculdade e o período em que quer estudar. Também precisa indicar se vai concorrer pela ampla concorrência ou pelas cotas. As notas de corte mudam todos os dias, e o candidato pode trocar suas opções enquanto as inscrições estiverem abertas.

Quem ficar dentro da nota será chamado de pré-selecionado. Isso quer dizer que a vaga está reservada, mas ainda será preciso comprovar as informações, como renda da família e histórico escolar, diretamente na faculdade.

Para conseguir a bolsa integral, a renda por pessoa da família deve ser de até um salário mínimo e meio, que hoje é R$ 2.431,50. Para a bolsa parcial, a renda pode ser de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.863.

Para calcular a renda, basta somar o salário de todas as pessoas que moram na mesma casa e dividir pelo número de moradores.

O resultado da primeira chamada sai no dia 3 de fevereiro. A segunda chamada será divulgada no dia 2 de março. Quem não for chamado pode ainda entrar na lista de espera no fim de março.

 

 

*com informações de G1

Comentários