Publicidade
Horta comunitária no Jardim Municipal beneficia mais de 50 famílias em Jales
Por Jornalismo
Publicado em 20/01/2026 08:00
Geral
  • Rafael Honorato

 

Uma horta comunitária no Jardim Municipal, em Jales, tem beneficiado mais de 50 famílias do bairro e também de outras regiões próximas. O projeto começou há cinco anos, desenvolvido pelos moradores, com apoio da Prefeitura de Jales.

No espaço, que fica ao lado do antigo centro comunitário, são cultivadas verduras e legumes. Uma pequena parte da produção é destinada à venda, e o valor arrecadado é usado para a manutenção da horta. A maior parte dos alimentos, porém, é doada para famílias do próprio Jardim Municipal e também de bairros como Jardim São Francisco, Eldorado, entre outros.

Em entrevista ao Jornal do Povo, uma das idealizadoras do projeto, a moradora Celina Souza, contou que o terreno onde a horta funciona pertence à prefeitura e que sempre houve o desejo dos moradores de utilizar o espaço de forma produtiva. Após a autorização do município, os trabalhos começaram há cinco anos. Atualmente, cerca de dez moradores participam diariamente do plantio, da colheita e dos cuidados com a horta. Celina também destacou que algumas instituições recebem doações das verduras produzidas no local.

A moradora Mirela Alves também participa sempre que pode dos cuidados com a horta. A família dela é uma das beneficiadas pelos alimentos colhidos. Segundo Mirela, o mais bonito é ver a união dos moradores, que trabalham juntos para manter um espaço que traz benefícios para todos.

De acordo com o Secretário Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ademir Molina, a ideia é expandir o projeto para outros bairros. Ele explicou que os moradores ficam responsáveis pelo plantio e pela manutenção, enquanto a prefeitura oferece suporte, como fornecimento de água, adubo, mudas, quando necessário, além de apoio técnico por meio da equipe de agrônomos da secretaria.

O projeto também conta com a parceria de viveiros, instituições de ensino, Sindicato Rural, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e produtores rurais do município.

Comentários