Pacientes que foram atendidos na UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Jales, neste fim de semana reclamaram da demora no atendimento. Algumas pessoas relataram espera de até cinco horas para conseguir passar pelo médico.
De acordo com apuração do Jornal do Povo, a demora aconteceu porque os médicos estão com o salário atrasado. O pagamento deveria ter sido feito na quinta-feira passada, dia 15, mas ainda não foi pago.
Pelas regras dos conselhos médicos, cada profissional deve atender, em média, até quatro pacientes por hora para manter um bom atendimento. Porém, na UPA de Jales, normalmente chegam a ser atendidas até dez pessoas por hora por médico. Com o atraso no pagamento, os médicos passaram a seguir essa orientação e diminuíram o número de atendimentos.
O Consirj informou que não conseguiu pagar os médicos porque a Prefeitura de Jales não fez todos os repasses financeiros.
Já a Prefeitura de Jales disse, por meio do procurador-geral Márcio Arjol, que existem problemas na prestação de contas do Consirj. A prefeitura também pede que o valor repassado seja revisto. Segundo o município, Jales paga hoje cerca de 66% dos custos, mas apenas 61% dos valores seriam gastos com moradores da cidade.
A prefeitura informou ainda que o caso está sendo analisado pela Justiça.
Na semana passada, cerca de 160 funcionários do Consirj também receberam o salário com atraso. Após dois repasses da Prefeitura de Jales, que somaram R$ 580 mil, o pagamento foi feito. Mesmo assim, o valor não foi suficiente para pagar os médicos. Por enquanto, não existe previsão para que os salários dos médicos sejam pagos.