Cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção básica em todo o Brasil poderão receber, a partir do dia 9 de fevereiro, a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, com tecnologia 100% nacional e dose única.
A imunização será destinada a médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e equipes que atuam nas unidades básicas de saúde, que fazem o primeiro atendimento da população. As doses devem ser entregues até o final de janeiro.
Estudos apontam que a vacina protege contra os quatro tipos do vírus da dengue, com eficácia de 74%, redução de 91% dos casos graves e proteção total contra internações.
O governo federal pretende ampliar a vacinação para a população de 15 a 59 anos, conforme a produção de novas doses. Para acelerar a fabricação, o Instituto Butantan firmou parceria com uma empresa da China, com previsão de produção entre 25 e 30 milhões de doses ainda este ano.
A vacina também está sendo avaliada para uso em pessoas acima de 60 anos.
A campanha piloto de vacinação ocorre nas cidades de Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG).
Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o SUS segue oferecendo a vacina QDenga, aplicada em duas doses. A distribuição foi ampliada para todos os municípios brasileiros, com a compra de 18 milhões de doses para 2026 e 2027.
*informações: Agência Brasil