Publicidade
Campanha Fique Sabendo 2025 amplia testagem e reforça prevenção em Jales
Por Jornalismo
Publicado em 04/12/2025 12:28
Geral

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), iniciou em setembro a Campanha Fique Sabendo 2025, período em que todas as Unidades de Saúde intensificaram a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A Semana D ocorreu na última semana de novembro e se estendeu até o dia 1º de dezembro.

Durante a campanha, foram promovidas atualizações em Testagem Rápida para profissionais de saúde e enfermeiros das Unidades de Saúde de Jales, além de capacitações para novos executores de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, envolvendo profissionais de nível superior e técnico de Jales e região. Também foram realizadas palestras em instituições educacionais, no Ambulatório de Saúde Mental, Ambulatório Municipal de Reabilitação, CIACA, Casa do Migrante e outros espaços.

As unidades de saúde, além de intensificarem a oferta de testagens rápidas, organizaram encontros com gestantes, nos quais foram reforçadas orientações sobre sífilis, HIV, risco de transmissão vertical e educação sexual nas escolas municipais e estaduais por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). No total, foram realizados 1.682 testes rápidos em praças, feiras, no terminal rodoviário, na instituição de acolhimento ao migrante e durante ações das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Mais de 500 kits de prevenção foram distribuídos, contendo preservativos femininos e masculinos, além da entrega de 275 autotestes de HIV e materiais informativos.

Um dado importante observado neste ano foi o aumento expressivo de pessoas que realizaram o teste pela primeira vez, o que demonstra que o diagnóstico está mais acessível e facilitado à população. A Campanha Fique Sabendo 2025 reforça a importância da orientação, do sexo seguro e do diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatites B e C, medidas essenciais para reduzir riscos decorrentes do tratamento tardio e para promover melhor qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV/AIDS.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes, destacou a importância do trabalho contínuo de prevenção e diagnóstico precoce “a campanha reforça nosso compromisso em facilitar o acesso da população aos testes e às informações de saúde. Quanto mais cedo identificamos e orientamos, maiores são as chances de tratamento eficaz, prevenção e qualidade de vida para todos.”

 

*Secretaria Municipal de Comunicação 

Comentários