A chuva que atingiu a região na tarde desta segunda-feira, dia 24, deixou estragos em vários municípios. Algumas prefeituras já declararam situação de emergência.
Um dos municípios mais afetados foi Palmeira d’Oeste, onde as aulas da rede municipal foram suspensas nesta terça-feira. Diversas casas ficaram destelhadas, foram registradas inundações e cerca de 20 pessoas ficaram desabrigadas, passando a noite em um abrigo montado pela prefeitura em uma escola municipal. O município decretou situação de emergência e trabalha para dar apoio aos moradores atingidos.
Em entrevista ao Jornal do Povo, a produtora rural Elenita Bocalon Pires relatou que o cenário na cidade é de destruição. Segundo ela, há pessoas nos telhados arrumando os estragos, além de muitas árvores caídas nas ruas, um cenário que afirmou ter visto antes apenas pela televisão. Na zona rural, os prejuízos também foram grandes. Na propriedade da família, cerca de 500 pés de uva foram destruídos pelo granizo.
Outro município bastante afetado foi Vitória Brasil, onde esta terça-feira também é de levantamento dos prejuízos e reparos dos danos. Em entrevista ao Jornal do Povo, a comerciante Meiriele Silva Ferracini contou que estava sozinha em seu comércio, às margens da rodovia, quando a tempestade começou. “Foi aterrorizante”, descreveu. Ela relatou ainda que uma árvore caiu próxima ao local e que, até o momento, o comércio permanece fechado por falta de energia.
De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 70 milímetros na região. Em alguns municípios, a chuva durou aproximadamente 10 minutos; em outros, um pouco mais. Em todos os casos, veio acompanhada de ventos fortes e granizo.