Criado com o objetivo de dar apoio às mulheres que passam pelo tratamento de câncer de mama, o projeto “Amigas do Peito – A Corrente do Bem” surgiu em 2018, a partir da criação de uma página no Facebook. Aos poucos, a iniciativa foi ganhando força e saiu das redes para a vida real, com a realização do primeiro encontro presencial entre as participantes.
A idealizadora da página, Micheli Bocchi, contou em entrevista ao Jornal do Povo que enfrentou a doença em 2016. “Quando a gente recebe o diagnóstico, ainda existe muito aquela ideia de morte. Então, quando eu criei a página e tudo o que fazemos, é para desmistificar isso e mostrar que há muita vida durante e depois do tratamento”, afirmou.
Com o tempo, o grupo foi crescendo e recebendo novas voluntárias. Todos os anos, no mês de outubro, é realizado um encontro especial em alusão ao Outubro Rosa, com palestras, gincanas, rodas de conversa e distribuição de brindes. O deste ano vai ser realizado no sábado, dia 18, a partir das 13h30 no centro comunitário do bairro Pedro Nogueira em Jales.
Dia da Diva
Uma das ações fixas do grupo é o Dia da Diva, realizado todos os meses. A cada edição, uma mulher que está passando ou já passou pelo tratamento do câncer de mama é escolhida para viver um dia de cuidados e autoestima. Cabeleireiro, maquiagem, presentes e um ensaio fotográfico fazem parte desse momento especial.
Quem acompanha cada edição do Dia da Diva é a voluntária Lu Rizzo, que também venceu o câncer de mama. “Eu digo que não é só o dia dela, é o meu dia também. Todos os meses é muito especial acompanhar o Dia da Diva. Eu saio do trabalho e volto renovada”, contou em entrevista ao Jornal do Povo.
Calendário e rifa
Uma das ações mais conhecidas do grupo é a confecção de calendários com as fotos das divas. A renda arrecadada com as vendas sempre foi destinada ao Hospital de Amor de Jales.
Neste ano, em vez do calendário, o grupo está realizando uma rifa de uma habilitação categoria A/B, doada por um empresário, e toda a renda também será revertida ao hospital.
A voluntária Francieli Sanches, de Pontalinda, que já enfrentou o câncer de mama, destacou o quanto o grupo foi importante em sua recuperação. “O câncer é um dos momentos mais difíceis que uma pessoa pode enfrentar, mas também é uma das experiências que mais transformam a vida. Quando conheci o grupo, em 2019, vi mulheres que tinham passado pelo tratamento há cinco, dez anos, e isso me confortou muito. Eu percebi que sim, é possível ter uma vida feliz depois do câncer”, afirmou.
Encontro anual
O próximo encontro anual do Amigas do Peito acontece no domingo, às 13h30, no salão comunitário do bairro Pedro Nogueira, em Jales. O evento contará com palestras, gincanas, rodas de conversa e distribuição de brindes.
A participação é gratuita e aberta a mulheres de todas as idades e cidades da região.



