Offline
Publicidade
41ª Romaria Diocesana de Jales reúne milhares de fiéis
Por Jornalismo
Publicado em 18/08/2025 12:35 • Atualizado 18/08/2025 12:35
Notícias da Diocese
  •  Rafael Honorato

 

Milhares de fiéis vindos dos 45 municípios da Diocese de Jales, além de outras dioceses, participaram neste domingo, 17 de agosto, da 41ª Romaria Diocesana de Jales, que neste ano teve como tema “Unidos em Cristo, com Maria Cuidamos de Nossa Casa Comum”, em referência aos 50 anos da Catedral Nossa Senhora da Assunção. A romaria também marcou os 65 anos da Diocese de Jales.

A concentração aconteceu na Paróquia Santo Expedito, de onde os romeiros seguiram em direção à Catedral. Grupos vieram de carro e ônibus de várias cidades da região, e a presença de peregrinos foi grande, foram mais de 680 pessoas que caminharam até três dias de seus municípios de origem até Jales. 

Em entrevista ao Jornal do Povo, Carlos Maurício Martins, de Urânia, contou que iniciou a peregrinação em Rubinéia.

“Saímos na madrugada de sexta-feira e caminhamos por dois dias e meio até chegar a Jales. É uma devoção à Nossa Senhora, a Deus e à fé. Acho que tudo é pela fé”, relatou.

Já Fabiano Cerosi participou do grupo que pelo segundo ano peregrinou a partir de Fernandópolis. Segundo ele, o grupo percorreu 22 quilômetros no sábado e retomou a caminhada no domingo, chegando a Jales por volta das 12h30.

“O motivo é o amor à Nossa Senhora da Assunção. A gente vem para agradecer e pedir sua proteção”, disse.

Por conta da reforma da Catedral, a missa foi celebrada na Praça Doutor Euphly Jalles, que ficou tomada de fiéis. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, e concelebrada pelos padres da diocese.

Ao final, em entrevista do Jornal do povo, Dom Reginaldo destacou o caráter espiritual da romaria:

“Cada vez mais ela se torna autêntica. Pessoas saem em caminhada passando por lugares significativos, como a Capela de Nossa Senhora da Assunção, em Rubinéia, e tantas outras capelas, revivendo o catolicismo do campo e o espírito de família. Aqui vemos famílias inteiras caminhando em ação de graças e súplica”, falou.

Criada em 1985 pelo bispo emérito Dom Demétrio Valentini, a Romaria Diocesana de Jales nasceu em celebração aos 25 anos da diocese. Desde então, se fortaleceu e hoje é considerada uma das principais manifestações de fé do estado de São Paulo.

Comentários