Três municípios da nossa região conquistaram resultados que chamam a atenção em um levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC), que mostra a taxa de alfabetização dos alunos na idade certa, que é até os sete anos. Dos quatro municípios que atingiram o percentual máximo no noroeste paulista, três ficam na região de Jales: Vitória Brasil, Marinópolis e Santa Clara d’Oeste. Em Jales, o índice foi de 70,53%. Os números são referentes ao ano letivo de 2024.
O Indicador Criança Alfabetizada é feito com base nas avaliações que os estados aplicam, no caso do estado de São Paulo, é o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Marinópolis e Santa Clara d’Oeste já haviam obtido índices acima de 90% na avaliação de 2023 e agora chegaram à marca de 100%. Já Vitória Brasil, em 2023, havia registrado índice de 66,7%, ou seja, o município conseguiu aumentar a taxa de alfabetização dos alunos da rede municipal em mais de 30% de um ano para o outro.
Em entrevista ao Jornal do Povo, Weslei Ormaneze, Secretário Municipal de Educação de Vitória Brasil, disse que o resultado veio para coroar e mostrar que o trabalho está sendo bem feito desde a base, que é a educação infantil. O secretário destacou o empenho de todo o magistério, que se dedica dia após dia para levar o melhor aos alunos. Outro fator que foi fundamental para o avanço da alfabetização no município, ainda segundo Weslei, foi a ampliação na jornada de trabalho dos professores.
“A prefeitura tem desprendido um grande recurso para a educação. Lembrando que a educação não tem gastos, tem investimentos. E, de 2024 em diante, conseguimos criar as ampliações de jornadas dos docentes para os alunos participarem das aulas de recomposição de aprendizagem, que é o antigo ‘reforço’. Eles ficam no contraturno escolar, por até duas horas, reforçando os conteúdos que tiveram na sala de aula e com a ajuda dos professores trabalhando nas dificuldades”, explicou o secretário.
Ele ressaltou ainda que outro ponto importante é entender por que o aluno não está conseguindo aprender e trabalhar diretamente nisso.
Por fim, o secretário destacou que a educação de Vitória Brasil conta hoje com uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e assistente social, que desenvolvem um trabalho voltado à aprendizagem das crianças.