Foi realizada na quarta-feira, 23 de julho, no Teatro Municipal de Jales, a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O tema do evento foi: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. Participaram representantes do poder público, de entidades e também mulheres da sociedade civil.
O objetivo da conferência foi ouvir as demandas, promover o diálogo e reunir propostas de políticas públicas voltadas às mulheres em Jales.
Em entrevista ao Jornal do Povo, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marijara Paulino, destacou a importância do evento.
“Essa conferência vem pra mostrar pra sociedade que essa causa continua. Não é porque conseguimos votar, trabalhar, que paramos por aí. Nossa luta é árdua e continua: pela liberdade, pela igualdade salarial”, afirmou.
Ela também ressaltou que uma das principais reivindicações atuais do conselho é o retorno da Delegacia de Defesa da Mulher em um espaço próprio e exclusivo, além da criação de uma Casa Abrigo para acolher mulheres vítimas de violência.
“Precisamos de um local seguro para essas mulheres quando elas deixam suas casas. Isso é urgente”, completou.
A vice-prefeita de Jales, Marynilda Cavenaghi Nacca, também falou à reportagem e reforçou o papel da educação na vida das mulheres.
“Eu vi transformações na vida de mulheres com o estudo, e continuo batendo nessa tecla. Estudar é a melhor forma de abrir caminhos. Ela vai saber dos direitos, vai conviver com outras pessoas, conhecer histórias. O estudo e o trabalho é o que faz a mulher sair do meio em que está sofrendo”, disse Marynilda.