Offline
Publicidade
INSS devolve dinheiro de descontos irregulares a partir desta quarta feira
Por Jornalismo
Publicado em 22/07/2025 07:00
Geral
Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil
  • Rafael Honorato

 

Aposentados e pensionistas começam a receber de volta, a partir do dia 24 de julho, os valores que foram descontados indevidamente por associações. Esse reembolso será feito para quem já aceitou o acordo com o governo federal até esta segunda-feira, dia 21.

Quem ainda não aderiu pode fazer isso até o dia 14 de novembro. O dinheiro será depositado na mesma conta em que o benefício do INSS é pago. O pagamento será feito em uma única parcela, com correção da inflação. Quem fez a adesão primeiro, vai receber primeiro.

De acordo com o INSS, mais de 600 mil pessoas já fizeram a adesão. Mas mais de 1 milhão e 400 mil ainda têm direito a receber.

Vantagens do acordo

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, explicou que quem aceita o acordo não precisa contratar advogado. Além disso, a pessoa pode entrar na Justiça contra a associação que fez o desconto indevido. O governo está investigando essas associações e já bloqueou bilhões de reais para garantir a devolução dos valores.

Quem pode pedir o reembolso?

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que reclamaram dos descontos e não receberam resposta da associação em até 15 dias úteis. Mais de 1,9 milhão de pessoas estão nessa situação e podem fazer o pedido.

Como fazer a adesão

A adesão é gratuita e pode ser feita:

Pelo aplicativo ou site Meu INSS

Nas agências dos Correios, em mais de 5 mil cidades

Quem tiver dúvidas pode ligar no telefone 135. A ligação é gratuita. Mas a adesão não pode ser feita por telefone, apenas por app, site ou Correios.

 

 

 

*Com informações de Agência Brasil 

Comentários