Offline
Publicidade
Publicidade
Hospital de Amor promove palestra sobre câncer de cabeça e pescoço e reforça importância do diagnóstico precoce
Por Jornalismo
Publicado em 15/07/2025 12:53 • Atualizado 15/07/2025 12:53
Geral
  • Rafael Honorato

 

O Hospital de Amor em Jales realizou, na manhã desta terça-feira, dia 15, um ciclo de palestras voltado a profissionais da saúde, com foco no câncer de cabeça e pescoço e na importância do diagnóstico precoce. Entre os palestrantes estavam médicos, dentistas, fonoaudiólogos e enfermeiros.

A iniciativa é promovida anualmente pela instituição e faz parte da campanha Julho Verde, que tem como objetivo alertar a população sobre a doença. 

Em entrevista ao Jornal do Povo, a cirurgiã-dentista do Hospital de Amor, Helen Esper Carvalho, destacou o papel essencial do dentista na identificação precoce da doença. Segundo ela, é fundamental que os profissionais estejam preparados para reconhecer os primeiros sinais.

“A população precisa ficar atenta a feridas na boca que não cicatrizam em até três semanas, nódulos no pescoço, inchaços e mudanças na voz, como rouquidão persistente. Outro sinal importante é quando a prótese dentária, que antes encaixava bem, começa a causar dor ou desconforto. Tudo isso pode ser um alerta, e a pessoa deve procurar atendimento”, explicou Helen.

Também ao Jornal do Povo, o médico oncologista Sávio Costa de Paula falou sobre os principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço.

“O consumo de bebida alcoólica e cigarro são os principais vilões, e quando combinados, o risco aumenta ainda mais. E vale lembrar: não existe cigarro que faça menos mal. Isso inclui cigarro eletrônico, narguilé, cigarro de palha... todos fazem mal à saúde”, alertou o médico. 

Sávio reforçou ainda que buscar atendimento médico logo nos primeiros sintomas é essencial, pois quando o câncer é descoberto precocemente, as chances de cura são muito maiores.

Comentários