Offline
Publicidade
Publicidade
Governo vai oferecer implante contraceptivo gratuito pelo SUS a partir do segundo semestre
Por Jornalismo
Publicado em 04/07/2025 14:44 • Atualizado 04/07/2025 14:44
Geral
foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • Rafael Honorato

 

O Ministério da Saúde anunciou que o implante contraceptivo conhecido como Implanon será incluído na lista de métodos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que o dispositivo esteja disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir do segundo semestre deste ano.

O Implanon é um pequeno bastão de plástico flexível, do tamanho de um palito de fósforo, que é colocado sob a pele do braço da mulher. Ele libera hormônios lentamente no corpo e tem como função impedir a gravidez. A principal vantagem do método é sua alta eficácia e longa duração: o implante age por até três anos, sem necessidade de manutenção ou uso diário, como ocorre com a pílula anticoncepcional.

A decisão de incorporar o método foi tomada durante reunião da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) e será oficializada por portaria nos próximos dias. Após a publicação, o governo terá até 180 dias para organizar a oferta nas unidades de saúde, o que inclui a compra dos dispositivos e a capacitação de médicos e enfermeiros para realizar a aplicação e retirada do implante.

 

 

*com informações de Agência Brasil

Comentários