Offline
Publicidade
Publicidade
Fórum Social reúne dioceses do noroeste paulista para fortalecer ações sociais e ambientais
Por Jornalismo
Publicado em 16/06/2025 10:42
Notícias da Diocese
  • Rafael Honorato

 

Foi realizado no sábado, dia 14 de junho, em São José do Rio Preto, a 2ª edição do Fórum Social, que reuniu representantes da recém-criada Arquidiocese de São José do Rio Preto e das Dioceses de Jales, Votuporanga, Catanduva e Barretos. Ao todo, 160 pessoas participaram do evento.

O objetivo do encontro foi fortalecer os vínculos entre as dioceses e a arquidiocese na missão sociotransformadora da Igreja. Os principais temas abordados foram a realidade das pessoas em situação de rua, a população idosa, a ecologia integral e a criação de uma rede de comunicação entre as dioceses, com o propósito de partilhar os trabalhos e ações desenvolvidas em cada região.

Durante o encontro, foram avaliadas as ações sociopastorais desenvolvidas no regional e discutidas iniciativas conjuntas, como o fortalecimento da Pastoral da Ecologia Integral e da Comunicação Sociopastoral. O Fórum foi uma oportunidade de aprendizado, partilha, análise da realidade, oração e reflexão.

Ao final do encontro, foram firmados compromissos entre as dioceses e a arquidiocese, como implementar e fortalecer a Pastoral da Ecologia Integral, ampliar o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa e da Pastoral da População em Situação de Rua, e incentivar a participação ativa nos Conselhos de Direitos e Políticas Públicas.

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo da Diocese de Jales e Referencial da Comissão Sub-regional do Pilar da Caridade, destacou durante entrevista ao Jornal do Povo que o Fórum Social é uma oportunidade de avaliar se as ações desenvolvidas estão, de fato, ajudando a superar as dificuldades sociais e os problemas ambientais. Ele também ressaltou a necessidade de ampliar o trabalho com a população idosa.

“Nos chamou a atenção, na preparação deste fórum, a partir do diagnóstico da nossa realidade, que o Noroeste Paulista, proporcionalmente, possui a população idosa mais numerosa do estado de São Paulo. Isso exige uma atenção especial. Existem muitos serviços e instituições nessa área, mas com grandes dificuldades de recursos para mantê-los. Uma pastoral específica nesse campo precisa ser fortalecida”, afirmou Dom Reginaldo.

Também em entrevista ao Jornal do Povo, Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo da Diocese de Votuporanga, destacou a importância do Fórum Social. “É um momento muito importante para todas as nossas dioceses. É um tempo de comunhão, partilha de experiências, desafios e sonhos. Um ajuda o outro, e isso é o que estamos experimentando aqui: uma caminhada sinodal e participativa entre todas as dioceses”, finalizou.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!