O transporte escolar rural em Jales voltou a ser assunto nesta semana. A mãe de um aluno que utiliza o serviço procurou a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência após, segundo ela, dois funcionários da empresa responsável pelo transporte terem ido até seu sítio e pedido para que ela parasse de comentar o assunto nas redes sociais. Um vídeo que mostra a conversa está circulando nas redes sociais.
Em entrevista ao Jornal do Povo, a mãe explicou que, em nenhum momento, foi ameaçada pelos homens, mas que se sentiu intimidada e coagida com a visita deles. Por isso, decidiu registrar o boletim de ocorrência. O caso foi, inclusive, comentado pelos vereadores durante a última sessão da Câmara Municipal de Jales.
Recentemente, a empresa responsável pelo transporte escolar rural foi trocada. No entanto, segundo relatos de pais de alunos, os problemas continuam, como a troca constante de motoristas e monitores, além da demora para que as crianças cheguem em casa. Também há reclamações sobre as condições dos ônibus.
Procurada pelo Jornal do Povo, a Prefeitura de Jales enviou a seguinte nota:
“A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que a nova empresa tem promovido melhorias no setor de transporte escolar da zona rural, como a inclusão de ônibus mais novos nas rotas e a troca de pneus, entre outras ações. Informa ainda que tem conhecimento do fato relatado, mas que se trata de um caso pontual. Há aproximadamente 40 dias, a Ouvidoria da Prefeitura de Jales não registra nenhuma reclamação referente ao transporte escolar rural. Ainda com relação ao caso citado, providências estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Educação.”
A reportagem também entrou em contato com a empresa responsável pelo serviço, mas, até o momento, não obteve resposta.