Os mais de 34 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios da Previdência Social já podem consultar a antecipação do décimo terceiro salário.

A antecipação do benefício será paga em duas parcelas: a primeira, de 24 de abril a 8 de maio, e a segunda, de 26 de maio a 6 de junho. A previsão é de que sejam injetados R$ 73,3 bilhões na economia.
As datas são definidas com base no dígito final do NIS, o Número de Inscrição Social, e também na renda do beneficiário. Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes daqueles com benefícios maiores.
Este será o sexto ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. A primeira foi em 2020 por causa da pandemia de covid-19.
O decreto com a antecipação foi assinado no início do mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para fazer a consulta, basta acessar o aplicativo Meu INSS - disponível para celulares e tablets - ou no site gov.br/meuinss.
Quem não tiver acesso à internet, pode buscar informações pelo telefone 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.