- Julia Nanci (Estágiaria sob supervisão)
Nesta quarta-feira, dia 16 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Voz. Para falar sobre a importância dos cuidados vocais e os sinais de alerta, a fonoaudióloga Anelize Negrão participou, ao vivo, do Jornal do Povo.Durante a entrevista, Anelize explicou que é comum ocorrerem mudanças na voz por conta de resfriados e gripes, por exemplo. No entanto, caso a voz não se recupere em até 15 dias, é preciso ficar atento.
“Em 15 dias, o nosso organismo tem capacidade de recuperação. Então, uma voz que não se recupera nesse período merece atenção, pois pode ser um sinal sugestivo de doenças como Parkinson, nódulos vocais por abuso e até câncer na laringe”, explicou.
A fonoaudióloga também reforçou que, embora seja normal a voz sofrer alterações em certas situações, o que não é normal é a piora persistir por um longo tempo. Anelize alertou para alguns cuidados simples que ajudam a prevenir o desgaste ou a irritação das cordas vocais, como manter-se hidratado, evitar o pigarro excessivo e não forçar a voz por longos períodos, seja gritando ou sussurrando demais.