Com a proximidade dos feriados da Sexta-feira Santa e Tiradentes, o sinal de alerta foi ligado no Hemocentro de Fernandópolis. Nesse período, as doações costumam diminuir, o que dificulta o abastecimento de bolsas de sangue e, principalmente, de plaquetas para os hospitais da região.
“A plaqueta não é como o sangue, que dura 35 dias. Ela tem validade de apenas cinco dias, então precisamos coletar quase que diariamente”, explicou a médica responsável pela unidade, Brígida do Amaral, em entrevista ao Jornal do Povo.
A médica reforça que todos os tipos sanguíneos são necessários. Além disso, durante feriados prolongados, infelizmente, os acidentes de trânsito costumam aumentar por causa do fluxo maior de veículos nas estradas, o que aumenta também a necessidade por transfusões.
O Hemocentro de Fernandópolis é responsável por abastecer hospitais da própria cidade e também os de Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga e Ilha Solteira.
No sábado, dia 19 de abril, o Hemocentro funcionará em horário especial, das 7h às 11h30. O endereço é Rua Simão dos Santos Gomes, 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto-Socorro da Santa Casa.
Quem pode doar sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos e em boas condições de saúde.
Horário de funcionamento do Hemocentro de Fernandópolis:
-
Segunda, terça, quinta e sexta-feira: das 7h30 às 16h30
-
Quarta-feira: das 7h30 às 18h
-
Sábado: das 7h às 12h
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (17) 3442-5544.