Quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool durante a Operação Direção Segura, realizada no último sábado (12) no trevo da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320), em Jales, próximo ao local da festa do peão.
Segundo o Detran-SP, a blitz abordou 3.305 veículos. Vinte e sete motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro e quatro foram autuados por dirigir após consumir bebida alcoólica.
Ainda de acordo com o Detran, tanto dirigir sob efeito de álcool quanto se recusar a realizar o teste do bafômetro são infrações gravíssimas. Em ambos os casos, o condutor recebe multa de R$ 2.934,70 e responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa dobra, chegando a R$ 5.869,40.
Quando o teste do bafômetro aponta 0,34 miligrama ou mais de álcool por litro de ar, a infração é considerada crime de trânsito. Nesses casos, além da multa e do processo de suspensão da CNH, o motorista é levado à delegacia. Se condenado, pode cumprir pena de seis meses a três anos de prisão, conforme a Lei Seca, que adota a política de "tolerância zero" para quem dirige após beber.