- Julia Nanci (Estágiaria sob supervisão)
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A proposta é nos levar a refletir sobre o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade de cada um diante dos problemas ambientais.
Nesta quarta-feira (9), o Jornal do Povo recebeu a professora Glaucia Alvarez Tonin, da Fatec de Jales, para falar sobre a importância do tema. Ela é mestre em Agronomia pela Unesp e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.
Segundo a professora, os desequilíbrios ambientais que enfrentamos hoje são resultado, principalmente, da ação humana, como as queimadas, o descarte incorreto de lixo, a poluição do ar e atitudes do dia a dia como jogar óleo de cozinha na pia.
“Esses desequilíbrios causam danos irreversíveis ao meio ambiente. As plantas deixam de crescer em solos degradados, ocorrem secas, queimadas, mudanças nas chuvas e aumento das temperaturas. Tudo isso afeta o planeta, os ecossistemas e, consequentemente, a nossa vida”, explicou Glaucia.
Ela também alertou que o aumento das temperaturas e da umidade contribui para o surgimento de epidemias, como a dengue, além de prejudicar diretamente a agricultura e o equilíbrio da natureza.