Nesta sexta-feira, 14 de março, Jales ultrapassou a marca de mil casos positivos de dengue. De acordo com o painel de arboviroses do Governo de São Paulo, o município registra 1.038 casos confirmados da doença. Além disso, a reportagem do Jornal do Povo, da Rádio Assunção, apurou que a terceira morte por complicações da dengue foi confirmada.
Em entrevista ao Jornal do Povo, a Chefe de Divisão de Combate aos Vetores e Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária, Vanessa Luzia Silva Tonholi, explicou que a expectativa é de que os números comecem a diminuir na segunda metade de março.
“Ainda não percebemos uma queda nesses números, mas imaginamos que isso ocorra na segunda quinzena de março. Vivemos algo parecido em 2022. Se compararmos os gráficos, naquele ano começamos a notar uma melhora no final de março. Acredito que estamos passando por um período semelhante”, afirmou Vanessa.
Ações de combate
A Chefe de Divisão de Combate aos Vetores e Endemias também destacou as ações adotadas para conter a proliferação do mosquito transmissor da doença, como mutirões, intensificação das visitas dos agentes de combate a endemias e a nebulização ambiental — o popular “fumacê” —, que terá início no dia 19.
Os primeiros bairros que receberão o “fumacê” são:
Jardim Pêgolo (entre a Rua Cinturão Verde e Rua 1)
Vila São José (entre a Rua São Paulo e Av. Maria Jalles)
Rua 2 à Rua 24 (até a linha férrea)
Rua 1 até a Travessa Ary Barroso
Rua 1 até a Rua 21 (próximo ao Comboio)
O trabalho será realizado sempre a partir das 18h, e a orientação é que os moradores deixem portas e janelas abertas para melhor eficácia da ação.