Um jovem de 19 anos foi preso ontem, dia 20, pela Polícia Civil em Valentim Gentil, por maus-tratos a um cachorro e abandono de incapaz. O crime envolvia seu enteado, uma criança de 3 anos. A prisão ocorreu após denúncias feitas à polícia.
De acordo com a Polícia Civil, na residência foi encontrada uma cachorra da raça pitbull amarrada pelo pescoço com uma corda curta, sem acesso a água e rodeada por fezes.
Dentro da casa, os policiais também encontraram a criança de 3 anos deitada no chão, enrolada em um cobertor, em um ambiente de intenso calor. Ainda segundo a polícia, a criança apresentava lesões no rosto. A Polícia Civil já investigava a situação, pois havia recebido denúncias anônimas anteriormente.
O jovem, padrasto da criança, e a mãe, uma adolescente de 16 anos, foram levados à delegacia. O padrasto foi preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais e abandono de incapaz.
O Conselho Tutelar e o CRAS foram acionados para tomar as medidas necessárias de assistência social.
A cachorra recebeu atendimento veterinário e ficou sob a responsabilidade da Delegacia de Polícia até que seja encaminhada a um lar de proteção animal.