- Júlia Nanci (estagiária sob supervisão)
Quem passa pelo centro de Jales, na Avenida Francisco Jalles, já consegue ver uma mudança: uma estrutura metálica foi instalada em volta da catedral. Isso porque as obras de reforma e ampliação da Catedral Nossa Senhora da Assunção já começaram.
O pároco Junior Lucato esteve ao vivo no Jornal do Povo, na Rádio Assunção, para atualizar os fiéis sobre as modificações na Casa Mãe da Diocese de Jales e os próximos passos da reforma.
“Já começamos o fechamento da estrutura para sinalizar também o início das obras, mas, num primeiro momento, será feita a construção de alguns vãos, uma espécie de ala, onde ficarão a área de serviço da catedral, o escritório e a livraria. Dentro da igreja mesmo será o último passo da reforma. Vamos permanecer com as celebrações de missas, batizados e casamentos. Somente o acesso dos fiéis à catedral passa a ser feito agora pelas entradas laterais”, contou o padre.
O projeto de reforma da catedral vem sendo estudado desde 2017 pela diocese e, este ano, em comemoração ao Ano Jubilar, as obras tiveram início.
Campanhas
Para realizar as ampliações e melhorias na igreja, a paróquia contará com ações de arrecadação de recursos. Entre elas, está a Ação Entre Amigos, que sorteará uma moto 0 km.
Além do sorteio, Padre Junior Lucato contou que também estão sendo promovidas outras formas de arrecadação. Foi criado um PIX para a reforma da catedral, com a chave reformacatedral@diocesedejales.org, que passa a receber doações de qualquer valor. Cofrinhos também foram distribuídos e deverão ser entregues de volta quando preenchidos.
Além disso, há os carnês da construção, nos quais a comunidade pode doar o valor desejado diretamente no escritório, no final das missas ou ainda pelo QR Code disponível no carnê.