- Julia Nanci (estagiária sob supervisão)
Hoje, dia 03 de fevereiro será realizada a primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Jales. Ela começa às 18h e será transmitida ao vivo pela Rádio Assunção. Na semana passada a primeira sessão extraordinária do ano foi feita para votação dos reajustes dos servidores municipais.
Entre as 33 indicações que serão apresentadas pelos vereadores na sessão, constam solicitações à prefeitura para realização de melhorias nas áreas urbanas, como instalação de faixa elevada para pedestres em ruas do centro e bairros, recapeamento asfáltico, colocação de luminárias, bancos e lixeiras em praças e outras alterações.
Seis requerimentos também solicitam informações ao executivo sobre a recuperação do prédio da sede da associação de moradores do conjunto habitacional JACB, e sobre a possibilidade de alteração na sinalização de placas de trânsito nas vias marginais da cidade, a fim de se permitir o livre acesso dos veículos que vem da rodovia Euclides da Cunha - SP-320.
Um requerimento do vereador Luiz Especiato também será discutido. Ele solicita a prefeitura, informações sobre os motivos que levaram ao não repasse às instituições bancárias das parcelas de empréstimos consignados, já descontadas nos vencimentos dos servidores municipais, e quais medidas estão sendo tomadas para regularizar essa situação e garantir que o dinheiro seja transferido.
Por fim, uma proposta de mudança da Lei Orgânica do município, ou seja, uma alteração em uma lei que já existe, também estará em pauta na sessão. A proposta de autoria de todos os vereadores tem o objetivo de alterar o número de parlamentares eleitos na cidade, que atualmente é de 10 vereadores.
A justificativa para a alteração de 10, para 11 vereadores, é de que um número Ímpar não permitiria empates nas votações. Além disso, existe uma emenda constitucional que autoriza que os municípios que tenham de 30 a 50 mil moradores, podem ter até 13 vereadores.