Os municípios da região de Jales começaram a receber, nesta segunda-feira, dia 9, as primeiras doses da vacina contra a dengue. Nesta fase inicial, a aplicação é voltada somente aos profissionais de saúde que trabalham na Atenção Primária, ou seja, nos postos de saúde da rede municipal.
Em Jales, chegaram cerca de 130 doses e a vacinação já foi iniciada, mas o número ainda não é suficiente para atender todos os trabalhadores.
Urânia recebeu 49 doses e também deu início à imunização. Vitória Brasil contou com 13 doses nesta primeira etapa. Já Ouroeste recebeu 80 unidades. Palmeira d' Oeste recebeu 38 doses.
A vacina utilizada é desenvolvida pelo Instituto Butantan e é a primeira do mundo aplicada em dose única, com proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue. Estudos apontam cerca de 75% de eficácia geral, mais de 90% contra casos graves e proteção total contra internações na faixa etária de 12 a 59 anos.
A pesquisa contou com milhares de voluntários em vários estados do país e teve os resultados divulgados em publicações científicas. Somente no ano passado, o estado de São Paulo registrou mais de 880 mil casos da doença e mais de mil mortes, reforçando a importância da vacinação.
Além dessa nova remessa para profissionais da atenção primária, todas as cidades continuam oferecendo a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público definido pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização. Nesses casos, o esquema é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.