Publicidade
Médicos da UPA de Jales recebem metade do salário atrasado e aguardam o restante
Por Jornalismo
Publicado em 22/01/2026 12:16
Geral
  • Rafael Honorato

 

Depois de cinco dias de atraso, os médicos da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Jales, receberam parte dos salários nesta quarta-feira, dia 21. Cada médico e profissional terceirizado recebeu metade do valor. A outra metade ainda não tem previsão de pagamento, segundo o Consirj.

De acordo com o Consirj, o pagamento só foi possível porque a Prefeitura de Jales fez um novo repasse financeiro ao consórcio nesta semana, no valor aproximado de R$ 280 mil.

Além dos médicos da UPA, o Consirj também é responsável por profissionais que atendem em outros serviços de saúde, como o Centro de Especialidades, o Samu e o Caps. Todos estão na mesma situação de atraso.

Os salários deveriam ter sido pagos na quinta-feira da semana passada, dia 15. Segundo o Consórcio, o atraso ocorreu por falta de repasses da Prefeitura de Jales.

Desde a sexta-feira, dia 16, os médicos reduziram a quantidade de atendimentos na UPA como forma de protesto. Normalmente, segundo os profissionais, são atendidos até 10 pacientes por hora, por causa da alta procura. Com o atraso nos salários, o atendimento foi reduzido para cerca de quatro pacientes por hora, seguindo orientações dos conselhos de classe.

A redução no atendimento tem provocado espera de até cinco horas para os pacientes na unidade.

Em nota, a Prefeitura de Jales informou que vem realizando os repasses financeiros ao Consirj de forma parcial, garantindo a continuidade dos serviços sem comprometer o atendimento à população. O município também informou que não concorda com a atual divisão de custos entre os municípios consorciados, em que Jales é responsável por cerca de 66% das despesas. Por isso, pede a revisão desse valor e aguarda decisões judiciais.

Comentários