Os exames médico e psicotécnico, exigidos para quem vai tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ficaram mais baratos em São Paulo. O Detran-SP definiu que cada um desses exames pode custar, no máximo, R$ 90 nas clínicas credenciadas.
A mudança começou a valer no dia 9 de janeiro e segue uma regra nacional da Secretaria Nacional de Trânsito, que passou a permitir a redução desses valores. Antes, os preços variavam bastante de uma clínica para outra e, em muitos casos, eram mais altos.
Segundo o Detran, o valor do exame médico teve redução média de cerca de 30%, enquanto o exame psicológico pode ter queda de até 40% em relação ao que vinha sendo cobrado.
Além da redução nos preços, o processo para tirar a CNH também está passando por mudanças para ficar mais simples. Entre elas, está a possibilidade de fazer o curso teórico de forma on-line e a retirada de etapas consideradas desnecessárias no atendimento.
O órgão informa que os serviços continuam funcionando normalmente durante a implantação das mudanças e que os candidatos não precisam interromper o processo de habilitação ou renovação da carteira. As novas regras estão sendo aplicadas de forma gradual em todo o estado.
*informações: Agência SP