A fase final estadual da Copa Handebol 2025 chegou ao fim no último domingo, 23 de novembro, em Jales, encerrando nove dias seguidos de competição intensa que movimentaram a cidade e reuniram 21 municípios e 25 delegações em uma das edições mais disputadas dos últimos anos. Ao longo de toda a semana, quase 500 pessoas participaram diretamente do evento, entre atletas, dirigentes, arbitragem e organização, reafirmando a força e o crescimento da modalidade no estado.
No feminino, Taubaté venceu São José dos Campos por 18 a 15 na grande final, em uma partida marcada pela solidez defensiva, característica que também garantiu à equipe o prêmio de melhor defesa, com apenas 93 gols sofridos em toda a competição. O pódio foi completado por Jundiaí, que assegurou o terceiro lugar ao superar Restinga. No desempenho individual, Emanuelly Miguel Ascencio, de Restinga, foi o grande destaque ao terminar como artilheira máxima, com impressionantes 54 gols.
Entre os homens, a semana de jogos também reservou grandes emoções. A final colocou frente a frente Jales e Lucélia, e a equipe da casa venceu por 28 a 20, garantindo vaga entre as três melhores do torneio. O título, no entanto, ficou com Rio Claro, que além de encerrar a competição com o ouro, também apresentou a melhor defesa do masculino. Franca terminou com o vice-campeonato, enquanto Jales completou o top 3. Yuri Aguiar da Silva, de Ribeirão Preto, dominou a artilharia ao anotar 43 gols.
Ao todo, 27 equipes inscritas, 13 femininas e 14 masculinas, disputaram a Copa Handebol 2025, totalizando 59 jogos ao longo da semana. A arbitragem, formada por 15 profissionais, conduziu as partidas com equilíbrio e segurança, contribuindo para o alto nível técnico apresentado.
Após nove dias de disputas intensas e muita dedicação das equipes, a Copa Handebol 2025 se despediu da cidade-sede Jales celebrando talentos individuais, sistemas defensivos eficientes e o fortalecimento contínuo do handebol paulista.
“Foram nove dias de muito esforço, dedicação e esporte de alto nível. Receber a fase final da Copa Handebol é motivo de orgulho para Jales, e ver nossos ginásios lotados de atletas de várias regiões do estado, mostra o quanto o esporte transforma e une as pessoas. Estamos felizes em contribuir para o fortalecimento da modalidade”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Wilter Guerzoni.
*informações Secretaria Municipal de Comunicação de Jales