Offline
Publicidade
Com temperaturas perto dos 40ºC, pets também precisam de atenção especial
Por Jornalismo
Publicado em 21/08/2025 08:40 • Atualizado 21/08/2025 08:40
Geral
Foto: Popular Pet/G1 Vale do Paraíba e Região
  • Rafael Honorato

 

Jales e os municípios da região podem registrar temperaturas próximas dos 40ºC nesta semana, segundo a previsão da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Em períodos assim, é fundamental reforçar os cuidados com a saúde não só dos seres humanos, mas também dos pets.

Em entrevista ao Jornal do Povo, a médica veterinária Renata Fiorilli explicou que cães e gatos também sentem os efeitos do calor e, em casos mais graves de desidratação, podem até morrer.

“Alguns sinais que indicam que o pet está sofrendo com o calor são, por exemplo, ficar muito ofegante, desanimado e com a pele avermelhada”, explicou Renata.

Ela destacou que esses sintomas podem indicar um quadro de desidratação, e que por isso buscar ajuda de um profissional é essencial.

Outra recomendação é evitar passeios nos horários de sol mais forte e dar preferência a locais onde o chão não esteja tão quente. “Se a gente sair descalço no asfalto quente, vamos queimar o pé. Com os pets é igual”, disse a veterinária.

Para amenizar os efeitos do calor, Renata orienta que os tutores ofereçam mais potes de água espalhados pela casa e, se possível, acrescentem pedras de gelo. “Outra forma de ajudar é oferecer alimentos mais úmidos, que contribuem para a hidratação, como os sachês. E nesta época nunca deixar o animal dentro do carro ou em cômodos sem ventilação”, finalizou.

Comentários