Offline
Publicidade
Mais de 400 peregrinos já confirmaram presença na 41ª Romaria Diocesana de Jales
Por Jornalismo
Publicado em 08/08/2025 08:00
Geral
  • Rafael Honorato

 

Mais de 400 peregrinos já confirmaram participação na 41ª Romaria Diocesana de Jales, que será realizada no dia 17 de agosto. São fiéis de vários municípios da região que vão percorrer longas distâncias a pé para participar do evento religioso.

Em entrevista ao Jornal do Povo, o padre Mário Roberto Faria, assessor do Grupo Peregrinos da Fé, informou que a expectativa este ano é de que cerca de 600 peregrinos participem. Em alguns casos, os fiéis caminham por até três dias, percorrendo cerca de 35 quilômetros até chegarem a Jales.

“Antes, nós parávamos para dormir nas cidades pelo caminho, mas como o grupo era grande, ficava difícil organizar. Agora, caminhamos durante o dia e, no fim da tarde, ônibus das prefeituras ou contratados levam os peregrinos de volta para casa. No dia seguinte, eles retornam ao ponto onde pararam e continuam a caminhada”, explicou o padre.

 

Pontos de saída

Padre Mário também explicou que, neste ano, haverá vários “ramais” — nome dado aos pontos de saída dos grupos. Entre as cidades de origem estão Rubinéia, Santa Clara d’Oeste, Paranapuã, Fernandópolis, Auriflama e Aparecida d’Oeste.

“Durante o percurso, os peregrinos vão passando por outras cidades, e mais pessoas acabam se juntando à caminhada”, disse o padre.

 

Sobre a Romaria

A Romaria Diocesana foi criada em 1985, por iniciativa do então bispo diocesano Dom Demétrio Valentini, em comemoração aos 25 anos da Diocese de Jales. Desde então, tornou-se uma das maiores manifestações de fé do interior paulista, reunindo milhares de fiéis todos os anos.

Com o lema “Unidos em Cristo, com Maria, cuidamos de nossa Casa Comum”, a edição deste ano terá novamente a saída da Paróquia Santo Expedito e a chegada na Catedral Nossa Senhora da Assunção. Por conta da reforma na catedral, a missa será celebrada na Praça Doutor Euphly Jalles.

A concentração dos fiéis começa a partir das 14h, com a caminhada marcada para as 15h.

Comentários