Nesta quinta feira, dia 10 de julho, a Escola Vocacional da Diocese de Jales foi palco do Seminário “Políticas Públicas: Produção, Comercialização de Alimentos e Segurança Alimentar”, que reuniu representantes de entidades públicas, agricultores familiares, lideranças sociais e estudantes.
O encontro teve como foco principal discutir os desafios da segurança alimentar e o papel das políticas públicas na produção e distribuição de alimentos. A programação começou com um café da manhã de recepção, seguido pela palestra do superintendente federal da Agricultura (SFDA/SP), Élvio Aparecido Motta, que abordou a política territorial e a produção de alimentos pela agricultura familiar.
Na sequência, Marcelo Mazeta, gerente da CEAGESP de Araraquara, conduziu duas falas: uma sobre o Banco de Alimentos, destacando experiências de Araraquara e São Paulo; e outra sobre a importância da participação popular na construção de políticas municipais de segurança alimentar e nutricional.
À tarde, o seminário contou com a palestra de Vinicius Di Mônaco, representante da Conab/PNAF, que falou sobre as políticas públicas voltadas à produção e distribuição de alimentos.
O evento foi encerrado com um momento aberto para perguntas e troca de experiências entre os participantes.
A realização do seminário foi feita pela Diocese de Jales, Cáritas Diocesana, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Governo Federal, Conab, Instituto Federal de São Paulo, CODETER Noroeste Paulista e CEAGESP.