Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 9, na Catedral de São José, em São José do Rio Preto, a missa solene que oficializou a instalação da Arquidiocese de São José do Rio Preto. A celebração teve início às 10h e marcou a leitura do decreto enviado pelo Vaticano, confirmando o ato do papa Leão XIV, que elevou a antiga diocese ao título de arquidiocese.
Essa foi a primeira arquidiocese criada pelo novo pontífice desde o início de seu ministério, em maio de 2025, tornando Rio Preto uma referência simbólica para a Igreja neste novo momento.
A cerimônia contou com a presença de fiéis, autoridades religiosas e representantes das quatro dioceses que agora passam a compor a nova Província Eclesiástica de São José do Rio Preto: Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.
Estiveram presentes também os cardeais Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e ex-bispo de Rio Preto.
Durante a celebração, Dom Antônio Emidio Vilar tomou posse como o primeiro arcebispo metropolitano da nova arquidiocese. Ele já exercia o cargo de bispo da Diocese de Rio Preto desde janeiro de 2022.
Na ocasião, também foram apresentados os brasões oficiais da nova arquidiocese e do arcebispo, elevadas as imagens dos padroeiros das dioceses sufragâneas e realizada uma apresentação musical da Banda do Serviço Social São Judas Tadeu.
Dom Reginaldo Andrietta, bispo da Diocese de Jales, destacou, durante entrevista coletiva concedida antes do início da celebração, a corresponsabilidade das dioceses que compõem a nova Província Eclesiástica.
"A Diocese de Jales assume essa corresponsabilidade em tudo que nós já vivenciamos juntos. Aliás, recentemente realizamos o segundo Fórum Social, que é a interação de nossas ações sociopastorais, crescendo juntos em nossa missão de transformação da sociedade com base nos valores de Deus. E nós, fazendo parte desta sub-região, assumimos nossa responsabilidade de levar adiante a comunhão, a começar pela missão colegiada que exercemos como bispos em Cristo Jesus", finalizou.
*Com informações de G1 Rio Preto e Araçatuba/Comunicação Arquidiocese de Rio Preto/Comunicação Diocese de Jales