Offline
Publicidade
Publicidade
Catedral de Rio Preto recebe missa de instalação da nova Arquidiocese nesta quarta-feira
Por Jornalismo
Publicado em 08/07/2025 17:56
Notícias da Diocese
Imagem: Vatican News/Divulgação
  • Rafael Honorato

 

Acontece às 10h da manhã desta quarta-feira, dia 9 de julho, na Catedral Metropolitana de São José, a missa de instalação da nova Arquidiocese de São José do Rio Preto. A celebração marca oficialmente a elevação da antiga diocese à condição de arquidiocese, conforme decisão do Papa Leão XIV, que também nomeou o primeiro arcebispo local: dom Antônio Emídio Vilar, até então bispo diocesano.

Com a criação da nova província eclesiástica, a Arquidiocese de São José do Rio Preto passa a ter como dioceses sufragâneas Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, todas localizadas no Noroeste Paulista. Até então, essas dioceses faziam parte da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, que permanece com as dioceses de Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista.

Dom Vilar nasceu em Guardinha, Minas Gerais, em 1957. É salesiano e tem formação em Filosofia e Teologia, com mestrado obtido em Roma. Foi ordenado sacerdote em 1986 e já desempenhou diversas funções na Igreja, como diretor de comunidade, mestre de noviços, pároco e juiz eclesiástico. Foi bispo de São Luiz de Cáceres (MT), depois de São João da Boa Vista (SP), e assumiu a Diocese de Rio Preto em janeiro de 2022.

A nomeação de dom Vilar como arcebispo e a elevação de Rio Preto à categoria de arquidiocese foram recebidas com alegria pela comunidade católica. Em nota, a CNBB saudou o novo arcebispo e a Igreja Particular, desejando que a nova fase traga ainda mais frutos para a missão evangelizadora.

No último dia 29 de junho, dom Antônio esteve em Roma, onde participou de uma missa presidida pelo Papa Leão XIV, na Basílica de São Pedro. Durante a celebração, ele recebeu o pálio, insígnia usada pelos arcebispos metropolitanos como sinal de comunhão com o Santo Padre.

 

A celebração desta quarta-feira, na Catedral de Rio Preto, é considerada histórica para a cidade e para toda a região, que agora passa a contar com uma arquidiocese própria e autonomia eclesiástica para coordenar os trabalhos da nova província.

 

 

*Com informações de Vatican News

Comentários