Termina às 23H59 desta sexta-feira, dia 6, o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025. Todos os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep — o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
O Ministério da Educação alerta: qualquer outro site ou plataforma que simule o sistema de inscrição oficial pode ser tentativa de fraude.
Importante: mesmo quem teve a isenção da taxa aprovada ou justificou ausência na edição de 2024 precisa fazer a inscrição normalmente. A aprovação desses pedidos não garante vaga automática no exame.
Nesta edição, duas novidades. A primeira: alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas já têm a inscrição pré-preenchida. Basta confirmar as informações e validar a inscrição. A medida busca incentivar a participação desse grupo no Enem.
A segunda novidade é que o Enem volta a valer como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência para quem tem mais de 18 anos e ainda não terminou os estudos.