- Julia Nanci (Estagiária sob supervisão)
A partir de agora aposentados e pensionistas do INSS que identificarem descontos irregulares em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial e gratuito nas agências dos Correios.Os atendimentos nas agencias dos Correios começaram nesta sexta-feira, 30 de maio.
Na região de Jales, o serviço está disponível em diversas cidades, como Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d’Oeste, General Salgado, Guzolândia, Jales e Pontalinda.
A iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de facilitar o acesso à contestação desses descontos, especialmente para quem tem dificuldades com os canais digitais.
Nas agências habilitadas, os segurados poderão:
•Verificar se há descontos não autorizados em seus benefícios;
•Solicitar a contestação dessas cobranças;
•Confirmar autorizações previamente registradas;
•Acompanhar o andamento das contestações;
•Avaliar e contestar documentos enviados por associações;
•Receber orientações impressas sobre como utilizar os canais digitais do INSS.
Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Caso o beneficiário não possa comparecer, um representante legal poderá ser atendido mediante apresentação de uma procuração autenticada — nesse caso, com acesso restrito apenas à consulta de informações.
Em caso de dúvidas, o INSS reforça que os canais oficiais de atendimento são: o aplicativo Meu INSS, o site meu.inss.gov.br, a Central 135 e as agências dos Correios.