Offline
Publicidade
Teve descontos indevidos no INSS? Saiba como pedir seu dinheiro de volta
Por Jornalismo
Publicado em 17/05/2025 08:30
Geral
Foto: Governo Federal
  • Julia Nanci (Estágiaria sob supervisão)

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos nos últimos cinco anos têm direito ao reembolso. De acordo com o Governo Federal, as empresas responsáveis deverão ressarcir os valores cobrados sem autorização.A consulta e o pedido de devolução podem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais: a Central 135 e o aplicativo Meu INSS.

Os serviços foram disponibilizados após a Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. A investigação identificou R$ 6,3 bilhões em descontos irregulares de benefícios entre 2019 e 2024.

Na terça-feira (13), os beneficiários que tiveram descontos de associações nesse período receberam uma notificação pelo aplicativo Meu INSS. Já na quarta-feira (14), passou a ser possível consultar quais entidades efetuaram os débitos e declarar se houve ou não autorização.

As instituições terão 15 dias úteis para comprovar a autorização. Caso não o façam, deverão devolver os valores diretamente na conta onde o benefício é depositado.

Como verificar e pedir reembolso:

1. Baixe gratuitamente o aplicativo Meu INSS.

2. Acesse com seu CPF e senha do Gov.br.

3. No menu, selecione a opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

4. Se houver descontos registrados, o nome da entidade aparecerá junto às opções para informar se você autorizou ou não a cobrança.

5. Caso não tenha autorizado, basta clicar na opção correspondente. A solicitação de reembolso será registrada automaticamente.

Se a entidade não comprovar a autorização dentro do prazo, o valor será reembolsado em até 15 dias úteis.

Os segurados podem acompanhar todo o processo pelo aplicativo, pelo site meu.inss.gov.br, ou ligando para a Central 135.

 

Com infomações da Agencia Brasil

Comentários
Comentário enviado com sucesso!