- Julia Nanci (Estágiaria sob supervisão)
O economista jalesense Marçal Rizzo, professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas, participou ao vivo do Jornal do Povo nesta quinta-feira (24) para falar sobre educação financeira. Ele destacou que qualquer pessoa pode sair das dívidas e organizar sua vida financeira, mas para isso é preciso planejamento.
A principal dica é anotar todos os gastos e ganhos do mês. Assim, fica mais fácil entender onde está o problema e como resolvê-lo. O economista explicou que é importante ter controle não só das contas maiores, mas das pequenas também, como o cafezinho do dia a dia. É que os pequenos gastos, juntos, se tornam um valor grande.
Marçal também alertou sobre o uso do cartão de crédito: evite anuidades, parcelas em excesso e ter muitos cartões.
Com mais de 70% das famílias brasileiras endividadas, ele reforçou a importância de falar mais sobre dinheiro. “Temos que parar de achar que falar de dinheiro é chato, se vivemos o tempo todo lidando com dinheiro, por que não falar sobre isso? Trocar experiências ajuda todos a aprenderem com os erros e os acertos um do outro”, concluiu.