Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 31 de março, a Prefeitura de Urânia informou que, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, da Controladoria Interna do Município e da Procuradoria Jurídica de Urânia, está cancelando, a partir de 1º de abril, os repasses para a Santa Casa do município. O motivo, segundo a prefeitura, são indícios de fraude.
De acordo com o comunicado, uma análise parcial das prestações de contas indica que houve desvio nos valores repassados à Santa Casa em 2023 e 2024.
A Prefeitura de Urânia informa ainda que, enquanto os repasses estiverem suspensos, o atendimento de urgência e emergência do município será realizado no Centro de Saúde de Urânia, localizado na Rua Catanduva, nº 123, Centro.
Por fim, a nota esclarece que o atendimento será prestado 24 horas por dia no Centro de Saúde, nos mesmos moldes em que era realizado na Santa Casa.
Em nota divulgada nas redes sociais, a Santa Casa de Misericórdia de Urânia disse que foi surpreendida com o comunicado da prefeitura. A nota diz ainda que a entidade sempre trabalhou de forma regular para o recebimento de recursos, não sendo notificada de qualquer irregularidade e que trabalha obedecendo todas as normas técnicas.
A Santa Casa disse ainda na nota que discorda da forma com que o Poder Público Municipal de Urânia tratou o assunto, uma vez que a decisão terá como consequência a total dificuldade na manutenção dos atendimentos de Urgência e Emergência da população de Urânia.
Por fim, a Santa Casa disse que a entidade está buscando informações mais aprofundadas sobre o caso, uma vez que oficialmente recebeu apenas um comunicado, sem qualquer documento que pudesse comprovar os fatos indicados no pronunciamento da Prefeitura.
Foto: Instagram da Santa Casa de Urânia