- Julia Nanci (estagiária sob supervisão)
A possibilidade de aumentar a ajuda financeira para estudantes de Jales que fazem um curso superior na Unijales foi tema de requerimento apresentado na última sessão da Câmara Municipal de Jales, realizada na segunda-feira, dia 10. De autoria da vereadora Franciele Cristina Villa Matos, o pedido considerou, entre outros pontos, que a média salarial dos moradores de Jales é baixa e que muitos jovens não conseguem alcançar o ensino superior justamente por falta de estrutura financeira.
A vereadora explicou em entrevista ao Jornal do Povo, da Rádio Assunção, que atualmente a ajuda financeira aos alunos contemplados com o auxílio, é de desconto de 20% na mensalidade. No requerimento ela pede informações sobre a existência de algum projeto que auxilie nos custos da mensalidade dos universitários, com descontos de 50% a 100% do valor, mesmo que isso exija alguma prestação de serviço do bolsista ou beneficiário.
Foi questionada também a possibilidade de firmar parcerias público-privadas para estudantes de baixa renda, como um fundo de amparo, além da criação de projetos que visem incentivar servidores municipais a obterem essa qualificação e até a existência de algum projeto tributário que conceda isenção de impostos municipais para empresas que apoiem o ensino superior.
“Se você conversar com alguns adolescentes, muitos vão dizer que sonham em cursar uma faculdade, mas que não têm recursos financeiros para isso, e isso é muito triste, porque todos nós temos o direito de estudar e crescer na vida”, contou Franciele Villa em entrevista.