Offline
Publicidade
Publicidade
Golpe do falso advogado faz vítimas na região
Publicado em 26/02/2025 16:07
Geral
  • Julia Nanci (estagiária sob supervisão)

 

O golpe do falso advogado, uma nova modalidade de fraude registrada, tem causado prejuízos aos moradores da região. De acordo com o delegado de polícia Higor Jorge, da Central de Polícia Judiciária da Polícia Civil de Santa Fé do Sul, os golpistas utilizam nomes e dados de advogados e processos para contatar vítimas pelo WhatsApp, por ligação telefônica e até por cartas. Eles informam que a pessoa ganhou uma ação judicial e precisa pagar uma taxa para liberar os valores supostamente ganhos.

 

"Muitas vezes, eles entram em contato com os clientes do advogado e apresentam dados de processos que realmente existem. Isso dá mais credibilidade à fraude", explicou o delegado Higor Jorge.

 

Algumas medidas essenciais para evitar cair nesse golpe, de acordo com as autoridades, são: desconfiar de contatos inesperados, mesmo que pareçam vir de advogados conhecidos; nunca efetuar pagamentos antecipados sem verificação direta com o Tribunal de Justiça mencionado; contatar o advogado pelos canais oficiais do escritório, e não pelos números fornecidos na mensagem suspeita, entre outras recomendações.

 

Para quem já caiu no golpe, a orientação é registrar um boletim de ocorrência, preservando todas as evidências, como mensagens, comprovantes de pagamento e outras comunicações com o golpista. Além disso, deve-se informar o banco para tentar bloquear transações fraudulentas e contatar o advogado caso a identidade utilizada no golpe pertença a um profissional real.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!