- Julia Nanci (estagiária sob supervisão)
Durante o Jornal do Povo desta quarta-feira, dia 12, a enfermeira Priscila Miranda, do Hospital de Amor de Jales, esteve ao vivo para falar sobre a Carreta da Mamografia, que estará em Jales, e sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A unidade móvel de prevenção do Hospital de Amor passará pelas unidades de saúde do município de Jales, em vários bairros, para a realização de exames de mamografia e prevenção ao câncer de mama, durante o período de 10 de março a 30 de maio.
Mulheres entre 40 e 60 anos podem procurar suas unidades de saúde para agendar a data do exame com antecedência.
A enfermeira Priscila Miranda explicou como funciona o exame de mamografia feito na carreta e sua importância: “A mamografia é um exame de raio-x de baixa intensidade que tenta localizar precocemente esses tipos de tumor, que o autoexame às vezes não consegue detectar. O câncer descoberto com antecedência tem uma grande chance de ter uma remissão maior, e o tratamento também é mais efetivo”, explicou Priscila.
Para agendar o exame de mamografia, é importante procurar o posto de saúde de referência, portando documentos pessoais, como identidade, CPF, cartão SUS e um comprovante de endereço. É necessário realizar o agendamento do exame previamente, pois a unidade móvel estará presente em vários bairros em horários diferentes.
“A mamografia não gera câncer, a compressão no ato do exame é normal e é realizada para conseguir detectar todos os pontos na mama. Além disso, a maioria dos casos de câncer não vem de fatores genéticos, por isso é importante que todas as mulheres façam esse exame”, explicou a enfermeira do Hospital do Amor.