- Julia Nanci (estagiária sob supervisão)
É neste sábado, dia 15 de fevereiro, a tradicional Galinhada da AACAJ – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente. As marmitas, que estão sendo vendidas a R$ 25,00, serão entregues no Centro Pastoral. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a manutenção dos trabalhos da associação.
A AACAJ atende, principalmente, crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Atualmente, ela recebe mais de 60 crianças, de 6 a 15 anos de idade, durante o período de contraturno escolar, e oferece atividades e oficinas de taekwondo, dança, futebol, música e brincadeiras lúdicas, além de refeições servidas em alguns períodos.
A coordenadora da AACAJ, Sirlei Barrientos Marcelino, explicou a importância da instituição: “É muito importante esse nosso trabalho, porque, enquanto muitos pais estão trabalhando e talvez não tenham onde deixar essas crianças, elas estão aqui aprendendo sobre cultura, esporte, lazer, brincadeiras lúdicas, e nós estamos preparando elas para o futuro. Muitos adultos me encontram na rua e agradecem pelo serviço da AACAJ, dizendo que já passaram por aqui”, contou Sirlei.
A instituição conta com recursos públicos estaduais e municipais para se manter em funcionamento; entretanto, o valor recebido não é suficiente para cobrir as despesas totais. Por isso, todos os anos são realizadas campanhas como a Galinhada da AACAJ, além das doações recebidas pela população.
Os ingressos da galinhada estão sendo vendidos na AACAJ, que fica na Rua Espiríto Santo, nº1844 - Jardim São Jorge, próximo ao Cemitério Municipal da Consolação.